O Projecto Educativo tem como linhas orientadoras:

A qualidade das relações interpessoais com a família e as crianças sustentadas em critérios de confiança, comunicação e respeito pelos diferentes registos culturais de cada família.

A qualidade do atendimento à criança e às questões de cuidados básicos de alimentação, higiene, repouso, educação e intervenção pedagógica, num clima de afecto e optimismo promovendo a descoberta de sentimentos de genuína superação de todas as etapas de aprendizagem e desenvolvimento.

As metodologias da Escola Moderna e Educação pela Arte fundamentam o nosso projecto, imprimindo significado às actividades propostas em cada idade e de acordo com as necessidades de cada criança, promovendo a espontaneidade, a expressão nas suas múltiplas formas, a exploração da imaginação e criatividade, de forma motivadora e interessante na persecução e valorização de um desenvolvimento global e harmonioso da criança, focalizado nas apetências e talento individuais.

Aos nossos objectivos pedagógicos, fundamentam se no amplo conhecimento da criança e contexto familiar, utilizam a componente lúdica e a Arte nas suas múltiplas formas e expressão e visam o desenvolvimento psicomotor, ético, estético, cognitivo e da linguagem através de actividades planificadas com intencionalidade e significado e desenvolvendo estratégias adequadas a cada momento de integração e frequência da criança. São exemplo:

  • As estratégias específicas do período de adaptação.
  • O acompanhamento em parceria com as equipas de IP.
  • As parcerias com escolas/cursos de formação profissional nas áreas de educação e animação
  • Resolução de problemas, duvidas e propostas das famílias que mobilizam interesse à volta do processo educativo das crianças.

A informação sobre actividades, a avaliação do desenvolvimento das crianças, Projectos Educativo e Pedagógico são disponibilizadas às famílias em informação diária, semestral ou anual, respectivamente.

A equipa e coordenação têm manifesta disponibilidade para facultar todas as informações, avaliação de propostas, ou intervir na resolução de problemas sempre que solicitado pelas famílias ou outros parceiros educativos.